Titulo: Riscos e conflitos territoriais nas montanhas do Rif no norte de Marrocos
Professor Mohammed El-Fengour
Professor Titular do Instituto Universitário de Estudos Africanos, Euro-Mediterrâneos e Ibero-Americanos
Universidade Mohammed V em Rabat, Marrocos.
Resumo
A intensidade e frequência dos riscos de degradação dos ambientes naturais que afectam os recursos naturais e socioeconómicos estão intimamente ligadas às condições ambientais e aos assentamentos humanos mais antigos na zona montanhosa do Rif no norte de Marrocos.
As condições físicas do Rif caracterizam-se por uma litologia frágil, um clima mediterrânico instável, um relevo muito acidentado e o seu coberto vegetal denso e variado, parâmetros estes que contribuem para a criação de situações favoráveis a catástrofes naturais. A densidade populacional, a pressão antrópica e as práticas humanas constituem um fator determinante na génese e agravamento dos riscos naturais na zona do Rif. Estas práticas atuam mais na degradação da floresta como as clareiras anárquicas do domínio florestal, destinadas essencialmente ao cultivo ilegal de Cannabis e sua extensão.
Esta comunicação explora a combinação de diferentes fatores geradores de riscos naturais na região do Rif, também analisa o conflito territorial entre o ambiente natural com seu equilíbrio precário e a alta demanda da população local, especialmente durante a introdução do novo cultivo ilegal de cannabis. Essa contradição torna a área num objeto de conflito entre as autoridades que protegem o domínio público do Estado e as necessidades da população cujos recursos são muito limitados para satisfazer suas necessidades.
Breve Nota Biográfica
O Professor Mohammed El-Fengour concluiu o seu Doutoramento em Geografia Física em 2009, Habilitação em 2015, e é Professor Titular desde 2021.
Foi Pesquisador Follow de Pós-doutorado na Universidade de Santiago de Compostela na Espanha em 2014, na Universidade do Porto em Portugal em 2016, na Universidade de Bolonha e Pádua na Itália em 2017 e Pesquisador Convidado no Nordic African Institute em Uppsala, Suécia em 2022.
Coordenou alguns projetos científicos no âmbito do Acordo Bilateral com a Universidade de Sfax na Tunísia em 2012-2014 e a Universidade de Coimbra em 2015-2016, e atualmente é coordenador do projeto “Reduzindo os Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Norte‐Marrocos” com muitos parceiros em toda a UE, participou também em outros projetos multilaterais dentro dos programas Erasmus, PRIMA e H2020 da UE.